12 de julho de 2009

Sílaba Tônica

Objetivos:


1) Aprender a acentuar corretamente. Relacionar a sílaba tônica à acentuação gráfica.

2) Deduzir a maior parte das regras de acentuação. Debater os fundamentos das regras de acentuação, relacionados ao número de sílabas e à sílaba tônica.

Ponto de partida

Um texto interessante sobre os fundamentos da acentuação é o do professor Pasquale Cipro Neto. Para a realização da atividade, os alunos devem ter em mãos as regras de acentuação, que podem ser encontradas no texto Regras de acentuação gráfica ou no texto Ortografia, da Academia Brasileira de Letras.

Estratégia

Vamos montar três caixas na sala de aula. Cada uma dessas caixas deve ser abastecida diariamente, pelos alunos, com palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas que sejam acentuadas. Cada aluno deve trazer uma palavra, recortada de jornais ou revistas, a cada aula. Antes da coleta de palavras, o professor confere, junto com os alunos, sua tonicidade e se estão corretamente acentuadas.

Atividades

1) Quando as caixas estiverem bem cheias, suas palavras servirão para ilustrar as regras de acentuação, que deverão ser transcritas em cartazes.

2) As caixas que contêm as palavras paroxítonas e oxítonas podem ser divididas em novas caixas, segundo suas terminações.

3) Um debate deve ser realizado, discutindo o que fundamenta cada regra de acentuação. Quando a classe chega a um consenso, retiram-se das caixas as palavras que servirão para ilustrar cada regra.

4) Os cartazes confeccionados devem conter tanto a regra de acentuação estudada quanto as diversas palavras que a ilustram.

5) Os cartazes podem ser expostos num corredor, seqüencialmente, tornando público o conhecimento que os alunos recriaram.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá boa tarde! fico muito feliz quando encontro atividades perfeitas como estas. vc esta de parabéns vivi.

Anônimo disse...

legal ameiiiiiiii

Anônimo disse...

Parabénsss!!!

Anônimo disse...

Adorei as atividades

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